T R I Z U R I S
Web Site Oficial - A Lenda de Trizuris
  Legend of Flora - 2012


Informações Básicas

    - HISTÓRIA

    Veja na página do jogo no site.

    - CONTROLES

    MOVER - Setas no Teclado
    ATACAR/FALAR/CONFIRMAR - X, Barra de Espaço, Enter
    ABRIR MENU/CANCELAR/VOLTAR = Esc, Home , Z
    CORRER/ANDAR RAPIDO = Shift



DETONADO PASSO A PASSO COM DICAS (SPOILER MINIMO)

[ SANTUARIO - REINO DAS FADAS ]



  Ao iniciar o jogo você estará controlando Flora, uma pequena fada, fale com Eva a direita e com Prince acima e diga que está preparado para ir para o mundo humando, Prince entrará no Santuário, apenas siga-o.

  Quando Entrar no Santuário, fale com Prince para iniciar o Ritual de Teletransporte, você tem 30 segundos para entrar no portal antes que ele se feche, se fechar fale com Prince novamente para repetir o processo.


[ MUNDO HUMANO ]



  Você agora controla Leandro, um sujeito comum e normal, diga-se de imagem, ao passar pela praça, uma coisa estranha acontece, chegue perto para ver uma Fadinha desmaiada e a leve para casa pra cuidar dela antes que o governo a leve para um laboratório.


[ CASA DA MÃE JOANA ]



  Eu poderia colocar a imagem da minha mãe, mas ela não quis deixar, então após a conversa de Leandro com sua Mãe, ele entra no quarto para ver como está a pequinina Fada, afinal já fazem 3 dias que ela não acorda.



  Saia do quarto, fale com a Mãe Joana e vá trabalhar seu vagabundo.

  Os papeis com tinteiro encima da mesa serve para salvar seu jogo, mas você pode salvar em qualquer lugar usando o Menu.

  Saia de sua casa e siga para sudeste (baixo e direita) até chegar na Cidade.


[ A CIDADE ]



  Chegando na cidade, vá direto ao PUB, as casas aqui estão todas fechadas com excessão das duas no canto superior a direita, então não perca seu tempo.

  Vá até o balcão e fale com o seu Manél, você chegou tão atrasado que ele já fez quase todo o seu trabalho e sobrou apenas 2 entregas pra fazer, então pegue a Cachaça Portuguesa e a Pinga da Braba e vá entregar aos clientes.



  Se quiser pode falar com os clientes dentro do PUB e ouvir as piadas dos bêbados, receber cantadas das bailarinas e até ver essa bela referência a SEGA.

  Quando sair do PUB, você vai perceber pontos de exclamação em 2 casas, siga até elas e faça suas entregas.

  Na casa da esquerda entregue a Cachaça para o camarada de turbante



  Na casa da direita entregue a Pinga para o velhote que tá nervoso.

  Trabalho terminado, hora de ir no PUB informar ao seu Manél, ele vai te liberar pra ir pra casa, não preciso dizer onde fica né?


[ DE VOLTA A CASA DA MAE JOANA ]



  Chegando em casa vá direto para o quarto para perceber que a Fada ja acordou.

  Isso mesmo que ela falou ai na imagem do meio, ela te chamou de feio, burro e inútil, e ainda falou que o Cruzeiro vai ser rebaixado pra série B em 2019.

  Depois de um diálogo de idiomas diferentes, hora de jantar e para mais diálogos entre família, quem não gosta de uma comida caseira feita pela mamãe.



  Quando acordar de manhã vai perceber que sua fada não está em casa, vá atrás dela antes que ela se perca.

  Saia de casa siga para a direita do mapa até encontrar ela entre as montanhas para mais uma surpresa.

  Depois que Flora te contar tudo que aconteceu com o mundo dela e pedir a sua ajuda, a noite vai chegar num piscar de olhos, então volte para casa pra dormir, Flora se une a Leandro.



  Enquanto todos dormem, Flora escuta a voz de Prince avisando que o portal está abrido e ela tem 1 minutos para chegar lá antes que ele se feche.

  Corra para o local onde você encontrou a Flora e entre no portal, você estará no Reino das Fadas.


[ REINO DAS FADAS ]



  Chegando no Reino das Fadas, Prince vai te contar o que está acontecendo e como você pode ajudar a resolver o problema junto com Flora.

  Leandro decide ajudar, mas Eva o interrompe, não seja tão apressado, você precisa passar por um teste para saber a sua aptidão.

  Você pode falar com o Prince para saber mais sobre sua missão, e pode também sair do Santuário e conhecer as fadas, preste atenção nessa Fadinha chamada Chiaki, ela vai te dar muita dor de cabeça em Flora 2 que será lançado em 2021, quando tiver pronto para seguir em frente, volte ao Santuário e fale com a Eva para iniciar seu teste.


[ SANTUARIO DA FLORESTA - TESTE DE EVA ]



  Sua primeira prova será o Light Puzzle, se você jogou Lufia vai notar a semelhança, não tem segredo, pise e acenda as luzes da direita de acordo com a imagem da esquerda,

  se quiser um spoiler pise nessa ordem, 7-3-1-9 e pronto.
1 2 3
4 5 6
7 8 9

  Essa é um da várias opções para completar, você pode usar 1-9-7-3, ou 3-7-9-1, ou 3-7-1-9 ...
  você completando a seu primeiro teste, siga o caminho para o segundo teste.

  Sua segunda prova será escapar das pedras rolantes, muito fácil, aperte SHIFT no teclado para correr e não seja acertado pelas pedras, ou você voltará ao começo da prova.



  Seu último teste será um teste de conhecimento, muito simples, se você souber a tabuada, resolva as contas para avançar. primeiro é uma questão de adição simples de 2 valores, não vou colocar valores porque é aleatório, a segunda questão é uma adição com 3 valores aleatórios, a terceira questão é uma subtração com 3 valores, muito simples.

  Parabéns por ter completado o teste de Eva, pegue seus equipamentos iniciais no baú, equipe-os em Leandro e Flora e fale com Eva para retornar ao Santuário, mas antes ela te avisará sobre os Cristais de Evolução e te dará um Anel de Proteção Físico, equipe o Anel em Flora.



  Saia do Santuário e fale com Megui para ela te dar alguns conselhos e te orientar no que deve ser feito antes de ir confrontar o Vilão, com isso ela sairá da frente liberando o caminho para você passar.

  Quando sair do Santuário você verá um Barco a sua espera, a partir daqui você pode escolher onde deseja ir, são 4 Santuários: Fogo, Agua, Terra e Ar, você precisa ir em cada um deles, vou colocar minha ordem aqui, ai vai de você.

  Se você contornar o Santuário da Floresta, você estará no local da terceira imagem acima, tem uma casinha com uma fada que vai te dar umas dicas de loteria, se quiser um palpite fale com ela, Ela vai te dar palpites para Mega Sena e Lotofácil.

  Se você baixou a versão 2.0 atualizada em 2021, você pode falar com ela de boas, senão evite falar com ela porque a versão antiga tinha um bug de loop infinito que só descobri recentemente enquanto jogava para fazer esse guia do jogo..


[ SANTUARIO DA AGUA ]



  Saindo do Santuário da Floresta, siga a esquerda e desembarque, entre no Santuário da Água.

  Ao entrar no Santuário da Agua, sua primeira tarefa será empurrar as pedras nos locais destacados de amarelo para remover as barreiras de água, o ponto luminoso reseta o puzzle, fazendo corretamente, a porta se abrirá.

  Após passar pela porta seu segundo desafio será o mesmo que o primeiro, porém com um diferencial, agora são duas pedras de cores diferentes, empurre-as para os locais de mesma cor para remover as barreiras de água e seguir adiante.



  Sua terceira e última tarefa aqui será ativar os Cristais na ordem que aparecem, puxe a alavanca para ver as cores e depois pise nos botões na sequencia que foi mostrada da esquerda para direita, fazendo corretamente o portal para a sala do Espírito Sagrado da Água vai aparecer, entre nele.

  Você vai aparecer ao lado de um bote, entre nele e siga para a direita, toque no cristal emcima da mesa para o Espírito Sagrado das Águas aparecer.



  A Espírito vai te desafiar para uma partida de Pedra, Papel e Tesoura, numa melhor de 3, quem vencer 3 vezes ganha, aqui vai da sua sorte, como pode ver eu fui azarado na primeira tentativa, não tem uma ordem correta, é totalmente aleatório, então boa sorte.

  Vencendo você ganhará um Anel de Proteção AG, um Cristal de Evolução, tocando na esfera você receberá a Benção das Águas e Flora vai aprender a magia Água, fale com a Espírito das Águas para sair do Santuário.

  Opcional: Retorne ao Santuário da Floresta e entregue o Cristal de Evolução para Eva.


[ SANTUARIO DA TERRA ]



  Saindo do Santuário da Floresta, siga a direita e desembarque, entre no Santuário.

  O primeiro Puzzle aqui é semelhante ao praticado com Eva no início, com um diferencial, você deve fazer com que as luzes a esquerda acendam em espelho a figura da direita, seguindo o formato anterior, o mais rápido é fazendo 7-5-3 ou 3-5-7.

1 2 3
4 5 6
7 8 9



  O segundo obstáculo é um jogo de cores, chegue ao final, mas cada cor tem uma peculiaridade única, não vou dizer o que elas fazem, a foto já diz por si só, apenas evite a cor verde.

  O desafio a seguir é chegar ao final sem ser atingido pelas pedras rolantes, semelhante ao praticado com a Eva no início, boa sorte.

  Após passar pelas pedras malucas você chegará aqui nesse ponto da terceira imagem, faça as luzes do quadro de cima acenderem em espelho ao quadro de baixo, essa é tão fácil que até minha falecida avó da conta de fazer, não vou dar spoiler aqui, depois que a porta se abrir, toque no Cristal para ser teleportado para a Sala do Espírito Sagrado da Terra.



  Quando tocar no cristal você será teleportado e levará uma boa bronca da Espírito Sagrado, jogando novamente nessa parte e revendo essa foto, agora eu sei porque ela tem raiva de mim em Flora 2, mas... fale com ela.

  A Espírito vai te desafiar para uma partida de Pedra, Papel e Tesoura, numa melhor de 3, quem vencer 3 vezes ganha, aqui vai da sua sorte, como pode ver não tem uma ordem correta, é totalmente aleatório, então boa sorte.

  Vencendo você ganhará um Anel de Proteção TR, um Cristal de Evolução, tocando na esfera você receberá a Benção da Terra e Flora vai aprender a magia Terra, fale com a Espírito da Terra para sair do Santuário.

  Opcional: Retorne ao Santuário da Floresta e entregue o Cristal de Evolução para Eva.


[ SANTUARIO DO AR ]



  Saindo do Santuário da Floresta, siga a esquerda e para cima passando pelo Santuário da Agua e desembarque na ilha rodeada de montanhas, entre na caverna adiante.

  Você estará em um mini labirinto com 2 tábuas uma de adição e uma de subtração, resolva as contas e saia do local, como é aleatório os valores, não espere que eu vou responder por você.

  Saindo da caverna com o pequeno labirinto, você estará em frente ao Santuário do Ar, entre nele e suba as escadas.



  Você vai aparecer nesse local da primeira imagem, bem no centro, ao Norte tem uma porta selada que requer uma senha, essa senha é aleatória e você precisa descobrir qual é ela, você pode ir em qualquer uma das direções, os valores da senha estão na direção dos pontos colaterais da rosa dos ventos (nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste) vamos começar pela esquerda acima (noroeste).

  Puxe a alavanca no local e você ficará preso, verifique o papel na parede para descobrir o Primeiro valor da senha (? x x x), resolva a questão para sair desse local e siga para o sul e a esquerda (sudoeste).

  Puxe a alavanca nesse local e você ficará preso novamente, verifique o papel na parede para descobrir o Terceiro valor da senha (x x ? x) , resolva a questão para sair desse local e siga para a direita (sudeste).



  Puxe a alavanca no local e você ficará preso novamente, verifique o papel na parede para descobrir o quarto valor da senha (x x x ?), resolva a questão para sair desse local e siga para cima e para direita (nordeste).

  Puxe a alavanca nesse local e você ficará preso novamente, verifique o papel na parede para descobrir o segundo valor da senha (x ? x x), resolva a questão para sair desse local.

  Siga para a Porta na parte Norte e digite a senha encontrada e confirme e suba as escadas, não se engane com essa senha na imagem, ela foi a que saiu pra mim, então você vai encontrar uma senha completamente diferente dessa.



  Você será recepcionado pela Espírito Sagrado do Ar que estava te esperando, ela é de poucas conversas e muita ação, então fale com ela para iniciar seu teste.

  Isso mesmo, mais uma batalha de Jokempô, ou seja, Pedra, Papel e Tesoura, mas será uma longa batalha, quem vencer 5 vezes ganha, então boa sorte.

  Vencendo você ganhará um Anel de Proteção AR, um Cristal de Evolução, tocando na esfera você receberá a Benção do Ar e Flora vai aprender a magia Tornado, fale com a Espírito do Ar para sair do Santuário.

  Opcional: Retorne ao Santuário da Floresta e entregue o Cristal de Evolução para Eva.


[ SANTUARIO DO FOGO ]



  Saindo do Santuário da Floresta, siga a direita e para cima passando pelo Santuário da Terra e desembarque na ilha congelada logo acima, entre no Santuário de Fogo.

  Sem segredo nessa parte, pegue a Alavanca no bau, coloque no gatilho e libere a entrada.

  Essa parte eu vou resumir, você vai aparecer no centro de um labirinto com 3 crystais e 4 botões coloridos no chão, ande pelo labirinto e localize os 3 cristais ativadores para acender os cristais, depois pise nos botões na ordem de cores dos cristais acesos da esquerda para direita e o portal vai se abrir no centro.



  Entrando no portal, seremos recepcionados pela Espírito Sagrado do Fogo, apesar de meu astro ser Agua o deus Netuno, essa mulher é fogo na roupa literalmente, mas depois de uma conversa e umas cantadas, fale com ela para iniciar o teste.

  Essa batalha Jokempô não será nada fácil, ela é mais astuta do que parece e as intenções dela são demasiadas quentes, então vença com uma melhor de 5 e boa sorte, eu só consigo vencer ela depois de perder umas 4 vezes ou mais.

  Vencendo você ganhará um Anel de Proteção FG, um Cristal de Evolução, tocando na esfera você receberá a Benção do Fogo e Flora vai aprender as magias Cura lv 2 e Fogo, fale com a Espírito do Fogo para sair do Santuário.

  Retorne para o Santuário da Floresta.


[ SANTUARIO DA FLORESTA ]



  Retornando para o Santuário da Floresta fale com Eva para ela usar os Cristais de Evolução e evoluir seus equipamentos, se você veio aqui após cada Benção dos Santuários você ja deve ter os equipamentos no lvl 4, senão fale com Eva e continue evoluindo até os equipamentos chegarem ao lvl max.

  Equipe-se e fale com Eva para testar suas habilidades de batalha, você receberá alguns itens de cura no processo, 5 turnos é o suficiente, apenas cure Flora com a magia de cura e ataque com Leandro, vença a batalha.

  Fale com Eva para se curar e fale com Prince para liberar o caminho para o Castelo.


[ BATALHA FINAL ]



  Saia do Santuário da Floresta e siga ao norte até chegar no Castelo rodeado de monstros, derrotes para abrir caminho, se ficar ferido volte até a Eva e se cure, não precisa derrotar todos, a menos que você queira, liberando a entrada do castelo já é o suficiente.

  Entrando no Castelo você estará frente a frente com o Vilão, fale com ele para iniciar a Batalha final, não tem segredo a batalha contra ele, ataque com Leandro e use magias elementais com Flora, ele irá se proteger de uma magia de tempos e tempos, se ele ficar mais resistente a fogo (Flame Vilão), use Agua contra ele, se ele ficar resistente a Agua (Aqua Vilão), use terra nele e assim por diante, apesar que você não terá tempo para se preocupar com isso, Flora vai desmaiar com 1 golpe, então cabe ao Leandro derrotar o vilão sozinho.


[ REINO DAS FADAS SALVO ]



  Após derrotar o Vilão, pegue a Chave da Prisão no baú e suba uma das escadas dos lados.

  No andar de cima, você vai encontrar o Elfo Rei e seus servos todos aprisionados, use a Chave que pegou e libere todos, fale com o Elfo Rei duas vezes e ele vai convidá-lo para ir ao Hall para celebrar.

  Agora que o Vilão se foi, desça as escadas e fale com o Elfo Rei no Hall para receber as honrarias que todo Herói merece e as belissimas cenas finais, divirta-se assistindo as cenas finais.



PARABÉNS POR TER FINALIZADO MAIS UM JOGO
CRIADO POR: LEANDRO RIBEIRO.

 

 

Web Templaté